17/04/2018
CFMV contribui com consulta pública sobre uso de equídeos para ensino e pesquisa
Por: Ascom/CFMV

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) apresentou ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a sua contribuição para a construção do texto “Equídeos mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica”. O documento, proposto pelo Conselho Nacional de Experimentação Animal (Concea), foi submetido pelo órgão a uma consulta pública em fevereiro.

Equídeos são empregados em diferentes áreas da experimentação científica como, por exemplo, na produção de soros e na extração de hormônios. O guia do Concea tem o objetivo de prover orientações que garantam condições adequadas a esses animais, e descreve os parâmetros exigidos para a garantia e a avaliação do bem-estar dos equídeos usados para ensino e pesquisa. 

O CFMV sugeriu ao Ministério, em sua colaboração à consulta pública, que o texto inclua também as características das instalações usadas na pesquisa da Zootecnia, com exigências de estrutura diferentes daquelas empregadas na Medicina Veterinária.

Também foi solicitado que o texto inclua a exigência da orientação de um médico veterinário responsável para a inspeção diária dos animais a campo, a administração parental de medicamentos, a quarentena dos equídeos introduzidos nas instalações e a colheita de tecidos, fluidos, secreções e excretas.

O Conselho apontou, ainda, a necessidade de outras mudanças relacionadas a questões técnicas que envolvem a saúde e o bem-estar dos equídeos, como os parâmetros listados no guia como referência para a nutrição, medicação, o exame clínico e a higiene dos animais.










Deixe seu comentário





CRMV - RO

R. Buenos Aíres, n. 2.530
Bairro Embratel - Porto Velho-RO
CEP: 76.820-876
Tel: (69) 3222-2560 / (69) 3222-4840