30/05/2017
CRMV-RO integra Conselho Municipal de Saúde em Porto Velho
Por: Wania Ressutti - Ascom/CRMV/RO

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho (CMSPV) tomaram posse nesta quinta-feira (25), nas dependências do complexo administrativo da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). No total foram sete novos conselheiros de quatro novas entidades que passam a integrar o CMSPV.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é uma importante instituição na gestão e fiscalização dos recursos financeiros e dos trabalhos realizados através do Sistema Único de Saúde, pois garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração dessas políticas na cidade. Os CMS’s são órgãos colegiados de caráter deliberativo e permanente e é formado paritariamente por prestadores de serviços, representantes do governo, profissionais de saúde e população usuária de uma forma geral.

Sua organização se dá nas três esferas governamentais: municipal, estadual e nacional, mas é na municipal que a proximidade com o usuário é mais latente e é nos municípios que surgem as mais importantes demandas. Assim como em todas as cidades, em Porto Velho, o CMS tem a responsabilidade de participar da elaboração das metas para a saúde, bem como acompanhar e controlar os repasses dos programas estaduais e federais para o município e, por ser o Conselho Regional de Medicina Veterinária uma entidade diretamente ligada ao sistema de saúde, sua participação no CMS é de suma importância.

Já há algum tempo o CRMV-RO vem lutando por uma cadeira no CMSPV, entretanto somente este ano conquistou a vaga. Para representar o CRMV-RO no Conselho Municipal de Saúde foram designadas as Médicas Veterinárias Dra. Régia de Lourdes Ferreira Pacheco Martins, já empossada como membro efetivo, e Dra. Clariana Lins Lacerda, que toma posse nesta quarta-feira (31), como membro suplente.

Além do CRMV-RO, integram o Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), a Associação Casa Família Rosetta e a Associação dos Farmacêuticos do Estado de Rondônia (Asfaro). Os trabalhos para a posse foram presididos pelo presidente do Conselho, João Aramayo da Silva.

CRMV - RO

R. Buenos Aíres, n. 2.530