01/06/2017
Posse de suplente complementa representação do CRMV-RO no CMSPV
Por: Wania Ressutti-Ascom/CRMV-RO

A médica Veterinária, Dra. Clariana Lins Lacerda, do CRMV-RO, tomou posse como suplente no Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho (CMSPV) nesta quarta-feira (31). A posse foi conduzida pelo presidente, João Aramayo da Silva, e acompanhado pela Dra. Régia de Lourdes Ferreira Pacheco Martins, membro efetivo do referido Conselho.

A participação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia no CMSPV veio para fortalecer a instituição, e passará, junto com as demais entidades, a fiscalizar a utilização dos recursos financeiros e dos trabalhos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). “O médico veterinário tem um papel muito importante na área da saúde público e a sociedade em geral, não sabe”, explica Clariana.

O Médico Veterinário tem responsabilidade na vigilância sanitária, em estudos epidemiológicos, controle de qualidade e inspeção de alimentos, prevenção de doenças como raiva e leishmaniose, entre outras, que interferem diretamente na saúde da população. Clariana, que é secretária geral do CRMV-RO, explica ainda que tudo que vem de origem animal (carne, leite, pescado, couro) passa pela fiscalização do Médico Veterinário e essa fiscalização é essencial para a saúde animal. “A população não vive sem proteína e o animal é uma grande fonte dela, é preciso então, garantir a sanidade dessa fonte”.

Com a posse da Dra Clariana, passa para oito o número de novos membros que passaram a compor o Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho.

CRMV - RO

R. Buenos Aíres, n. 2.530